Wednesday, July 26, 2006

Conservação e reabilitação na Acrópole


Estive em Atenas este mês para participar numa conferência e aproveitei para visitar a Acropole. Foi impressionante estar dentro de um eléctrico moderno com ar-condicionado no centro de uma capital europeia, moderna e movimentada como Atenas, e de repente ver as colunas magnificas duma construção milenar a dominar o centro da cidade.

Visto de longe, a estrutura parece bem conservada mas aproximando, subindo o rochedo, vê-se que o Parténon, o monumento principal deste grupo, está a ser alvo de um processo de recuperação profundo.


O monumento tinha-se deteriorado significativamente ao longo do século XX e dois problemas tinham que ser colmatados para preservar este exemplo do património mundial:
  •  a estrutura, sendo de mármore (principalmente CaCo3), tem estado a sofrer progressivamente dos efeitos da poluição atmosférica do meio urbano e industrial: assim o mármore é transformado quimicamente em gesso (uma forma de CaSo4) que começa a cair aos poucos.
  •  duas tentativas prévias de recuperar a estrutura (uma no século XIX e a outra no XX) não foram efectuadas da melhor maneira uma vez que utilizaram ferro para reforçar partes da estrutura e o próprio ferro é também sujeito aos efeitos de corrosão. Também substituíram partes da estrutura em mármore por outros materiais como betão.



















Portanto, neste momento está a decorrer um mega-processo de recuperação onde a estrutura está a ser desmontada e reconstruida progressivamente em que o mármore original está a ser protegido com uma camada anti-erosão. Ao mesmo tempo os erros dos processos anteriores estão a ser corrigidos para levar toda a estrutura ao seu estado original. A reconstrução do Parténon irá incluir partes que ficaram fora em processos anteriores resultando num espécie de puzzle muito complexo.



Aqui é possível ver onde o novo mármore foi adicionada à pedra original. A cada peça é atribuído um número único para permitir a remontagem posterior. A parte branca vai depois receber um tratamento para criar uma pátina que recrie o aspecto da pedra original.

No comments: