A minha instituição mantém uma subscrição para o serviço b-on, a Biblioteca do Conhecimento on-line, e recentemente recebemos um questionário para avaliar a nossa utilização do mesmo. Tive que admitir que as minhas experiências na b-on me deram mais frustração que resultados.
Ou seja, sei que os índices e depósitos científicos mais importantes se encontram incluídos lá - ISI, Elsevier etc, mas para mim encontrar artigos que preciso de consultar não é fácil (algumas que até sei mesmo que existem).
Busca 1
bill williams participation online
Tenho duas publicações em jornais internacionais com as palavras online e participation no título; fiz várias pesquisa no b-on e não localizei nada.
Fazendo em Google, encontro logo várias referências a trabalhos relacionados ou mencionando os meus (mas não os artigos).
Em Google Scholar chego logo a um dos meus artigos. E ainda descobri que uma tese de doutoramento em química orgânica feito em Alemanha em 2002 cita um artigo meu publicado em 1973 (ou seja antes da altura que se pode encontrar artigos disponibilizados online).
Busca 2
rui carrilho gomes (um colega meu com artigos publicados em revistas internacionais)
B-on: não encontro nada
Google: também não
Google Scholar: Encontro um artigo dele
Conclusão: para certas áreas o Google Scholar é mais eficaz (e muito mais fácil de utilização diga-se)
Resumindo: as minhas primeiras tentativas não foram muito frutíferas.
Entretanto, recebi hoje um manual de utilizador de B-on. Nas suas 18 páginas o livrinho explica em pormenor os vários tipos de busca possível e nos próximos dias comprometo-me seguir as instruções religiosamente para ver se consiga ter melhores resultados.
Mas para mim ainda fica uma questão de fundo: porque precisamos dum manual para tirar proveito duma ferramenta comercial (e não barata) enquanto uma ferramenta gratuita como o Google Scholar se pode utilizar com sucesso imediato sem necessidade de instrução adicional?
2 comments:
yes, interesting question.
Hoje pela 1ª vez consegui encontrar um artigo que precisava no b-on.
Alias encontrei a Abstract, mas depois de 4 horas a tentar, ainda não consigo ler o "Full Text" porque ha problemas com o servidor do b-on. Oof.....!
Post a Comment