Saturday, April 08, 2006

Aqui em Maputo ...


... o curso tem tido momentos muito bons. Apesar de alguns problemas logísticos nos primeiras dias, já estamos com um bom ritmo de trabalho nas sessões presenciais e sinto que entre o grupo de 18 participantes, de variadas entidades e ONGs, e a equipa de coordinação, Dra Susana Maleane do Centro de Estudo Africanos do UEM e Dr Valerito, investigador do CEA, e o proprio, temos

um bom conjunto de pessoas, capaz de levar para frente uma boa formação e frutuosa partilha de conhecimentos na faze online a decorrer durante as proximas 8 semanas.

Os trabalhos têm sido divididos entre o f2f (face to face) e online com mais tempo dedicado ao primeiro, dado que o acesso a rede durante o dia é um bocado lente.

No primeira dia, como previsto, partilhamos algumas momentos importantes de aprendizagem na vida de cada um e depois falamos de teorias de aprendizagem como constructivismo e constructionismo social.
E já no terceiro dia tivemos uns exemplos destes conceitos postos na prática quando trabalhamos em grupos para preparar e apresentar formas de explicar “às comunidades” do que concretamente estamos a referir quando falamos de Exclusão Social. Neste sessão, realizada em regime de team teaching com o professor de sociologia, Dr Valerito, alguns grupos optaram por uma apresentação mais classica, um elemento a falar apoiado por posters, e claro que aprendi bastante sobre a realidade em Moçambique assistindo estas intervenções.
Mas a abordagem mais marcante para mim (e olhando para as reflexões colocadas online depois, para quase toda gente) era o grupo que optou por começar com uma pequena encenação dramática onde os membros do grupo representaram pessoas da comunidade a tentar comunicar com o chefe da escola local (uma aluna que faltava porque tinha que buscar bidões de água, um deficiente em cadeira de rodas, um representante local que não conseguia ser compreendido pelo chefe). A dramatização foi muito viva e foi só depois de estabelecer estes exemplos nos nossos mentes que else partiram para uma abordagem com posters elucidativos.

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