Como mencionei num post anterior, vou amanhã a Maputo para ministrar um curso presencial. Extracto dos meus termos de referencia:
Aplicação Piloto CIARIS em Moçambique
TERMOS DE REFERÊNCIA
Colaborador Externo – Bill Williams
Contexto
O Projecto Estratégias e Técnicas contra a Exclusão Social e a Pobreza / Portugal (STEP) do Bureau Internacional do Trabalho (BIT)[1] desenvolveu uma plataforma informática, o CIARIS – Centro Informático de Aprendizagem e de Recursos para a Inclusão Social, a qual utiliza as tecnologias de informação e comunicação (TIC) com o objectivo de reforçar as capacidades operacionais dos actores envolvidos na concepção, implementação e avaliação de projectos de luta contra a exclusão social. A versão actualmente existente é uma versão de carácter global, que não se encontra ainda adaptada aos contextos específicos.
A formação em Moçambique insere-se num processo de realização de testes piloto em países lusófonos, tendo o Centro de Estudos Africanos da Universidade Eduardo Mondlane como co-organizador[2]. Os objectivos principais desta formação são:
- reforçar a capacidade de 20 técnicos na área da luta contra a exclusão social;
- colocar em prática a plataforma de formação;
- a aprendizagem de metodologias básicas de formação online;
- a definição de um primeiro processo de adaptação de parte dos conteúdos CIARIS à realidade local;
- avaliar a viabilidade da utilização dos seus suportes tecnológicos;
A formação de facilitadores tem como objectivo a criação de uma carteira de facilitadores Moçambicanos que possam vir a desempenhar futuramente essas funções.
[1] Financiado pelo Ministério do Trabalho e da Solidariedade Social de Portugal.
[2] Em articulação com o Projecto STEP/Portugal.
No comments:
Post a Comment