Sunday, March 25, 2007

Decíamos ayer...

Estive recentemente na conferência IADIS Web-based Communities em Salamanca onde apresentei uma comunicação. Aproveitei para visitar a universidade, uma das mais antigas de Europa, e vi a famosa sala de aula de Frei Luís de Léon, que me fez reflectir um bocado.

O sacerdote e poeta, Frei Luís de Leon (1527 – 1591) dava aulas na Universidade de Salamanca, onde teve problemas com a Inquisição que prendeu e assim o manteve, durante cinco anos, em Vallodolid.Quando foi libertado, regressou à Universidade de Salamanca. O seu regresso causou grande surpresa e também muita curiosidade. Assim, quando leccionou a primeira aula depois de libertado, a sala encheu-se, pois toda a gente queria saber o que ia dizer sobre os cinco anos de cárcere. Quando os alunos fizeram silêncio, Frei Luís começou:
“Como estavamos a dizer ontem ...”.

http://www.flickr.com/photos/paco_calvino/747350656/

A sala de aula dele está preservada como no século XVI e olhando para aquele espaço e lembrando os auditórios das nossas instituições de ensino superior actuais, faz-me pensar que o célebre Frei podia regressar ainda hoje aos actuais auditórios e iniciar a sua aula da mesma forma. Bom, claro que o sacerdote teria que marcar com antecedência se precisasse do projector para o Powerpoint mas, fora este pormenor, creio que se sentia perfeitamente à vontade a dar as suas aulas!

Sunday, February 04, 2007

os PALOP's ou os PALOP?



Tirei há tempos uma assinatura à excelente revista Mundus cujo número deste mês é dedicado a "Ciência nos PALOP's".
Bom, neste mesmo número acontece que há uma entrevista comigo onde falo sempre "dos PALOP" (é assim que aprendi).

Ora bem, os dois não podem estar certos.
Segundo o Livro de Estilo do Público :
Não fazem plural: as FAPLA, as ONG, as OT (Obrigações do Tesouro), os PALOP, as PME.

E ainda no Ciberdúvidas confirma-se:
Ora, em português o apóstrofo serve para assinalar a supressão de um fonema, em geral vocálico (em diferentes registos e por diferentes razões). É possível que seja o plural que se quer marcar, o que é igualmente inútil, pois as siglas dispensam essa marca. Ainda por cima uma sigla consubstanciando um plural: PALOP = Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa..

I rest my case!