Wednesday, March 29, 2006

A visão do Nelson Trindade

Na intervenção do Prof Nelson Trindade na nossa sessão do IPS sobre portfólios (veja post anterior), havia muitas coisas em que não estava completamente de acordo com a visão pedagógica dele, mas havia duas questões que levantou que realmente fizeram ressonância comigo:
1) Referindo a “professores que têm 30 anos de experiência na carreira” opinou que muitas as vezes têm um ano só de experiência e 29 de continuar a fazer o mesmo.
Bom, acontece que tenho 30 anos de carreira (ou mais) e um motivo meu em reflectir aqui, é para analisar um pouco e tentar fazer alguma integração dos vários fios da minha carreiro.

2) Chamou atenção à necessidade de ter uma nova palavra para descrever quem está a aprender (learner em inglês) para evitar os conceitos de transmissão de conhecimentos inerentes nos termos como formando, aluno, estudante etc.
Pessoalmente tenho utilizado o termo aprendente (penso que o NT prefere o aprendizente mas para mim isso complica demasiado) já há alguns anos em cursos e as pessoas normalmente o adoptam sem problemas.

No comments: