Monday, March 27, 2006

O título: Science, Language, Community and Development

Uma das funções que pretendo para o meu blog é de ajudar a mim próprio fazer sentido das várias fazes da minha carreira na educação. Carreira esta que tem englobado duma forma ou outra as quatro áreas no título: Ciência, Línguas, Comunidade e Desenvolvimento.

Acabei um mestrado em Química na Irlanda em 1973 e fui logo dar aulas da química na Universidade de Asmara, Eritrea, África Oriental. Algum tempo depois quando a universidade se fechou devido à guerra civil (na semana que cheguei ao país o Imperador Haile Selassie foi destituído num golpe militar), fui dar aulas numa escola secundário em Nairobi Quénia.

Mais tarde, voltando a Europa, completei um ano de pedagogia e trabalhei como professor de química em Londres até 1986.

Depois fui como professor de química para leccionar no Instituto Agrário de Chimoio, Moçambique. Antes, claro, foi necessário aprender a língua portuguesa para desempenhar as minhas funções de docente na língua oficial da RPM, que implicou um curso intensivo de dois meses em Lisboa. Acontece que gostei tanto da experiência de aprender português assim que depois de completar o meu contracto de dois ano e meio em Moçambique, vim para Portugal com a intenção de ser professor de línguas.

E assim foi, comecei a dar aulas no sector privado na International House, depois tirei uma pós-graduação da RSA-Universidade de Cambridge na área, e em 1998 comecei como docente no IPS.

A próxima fase da minha carreira foi quando comecei a tirar cursos na área de aprendizagem online (Universidade de Innsbruck e Universidade de Londres) em 2001 e 2002 e depois fui convidado para ser tutor online num curso do Institute of Education da Universidade de Londres.

Ultimamente tenho feito alguns trabalhos de formação online para o ILO e na próxima dia 30 volto a Moçambique, quase 20 anos depois da minha ultima visita lá, para ministrar um curso na Universidade Eduardo Mondlane, Maputo (1 semana presencial e 8 online). O curso é na área de combato à exclusão social e o meu papel é no âmbito de facilitação e design técnico-pedagógica.

No comments: